Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

EBSMS Biblioblogue

Blogue da BE da EBS Mouzinho da Silveira

17
Mai19

Hora do conto - Pré-escolar

Ungali&Cuquedo.jpgUngali&Cuquedo1.jpg

     Quarta-feira há “Hora do conto” e esta 4ª feira, dia 15 de maio, a coordenadora da biblioteca escolar levou duas novas e hilariantes histórias à sala do pré-escolar da Creche e Jardim de Infância “Planeta Azul”.

     A primeira falava de um bicho muito assustador, o Cuquedo, que pregava sustos a quem estivesse parado no mesmo lugar, por isso os animais da selva andavam de lá para cá e de cá para lá, numa debanda constante, até que, súbita e inesperadamente, aparece o Cuquedo! A segunda passava-se “no tempo em que os animais falavam, numa terra quente e onde raramente chovia “ e narrava a desolação dos animais da selva numa demanda por água e comida, que os conduziu até a uma árvore especial, diferente de todas as outras, onde abundavam diversas frutas que nem o animal mais ágil, alto, forte e audaz conseguia alcançar. Era uma árvore mágica! E, para acederem aos frutos, tinham de descobrir a palavra secreta, que só um animal detinha: o leão, o rei da selva! A busca por água e comida deu, então, lugar à busca desesperada pela palavra mágica…

     O Cuquedo, de Clara Cunha, e Ungali, de Elsa Serra, serviram de ponto de partida para algumas atividades, envolvendo o desenho e identificação de alguns animais domésticos e selvagens, o reconhecimento de algumas frutas, bem como um diálogo sobre os medos de cada um. As crianças participaram ativamente, deliciaram-se com as histórias, deram asas à imaginação, desenhando “cuquedos” bem mais assustadores do que o próprio “Cuquedo”. Confesso que até eu tive medo!!!

Blogue da BE/CRE

Calendário

Maio 2019

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.